Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

descobrelc

descobrelc

  • Cultura   Música   Lisboa    Porto   Grátis   Agenda  Setembro

  • vila baleira

    Descoberta pelos Portugueses em 1418, a ilha Atlântica do Porto Santo é a 'pequena irmã' da Ilha da Madeira, situada a apenas a cerca de 500 quilómetros da costa oeste Africana. Com uma população total de 5.000 habitantes, Porto Santo é ainda um segredo bem guardado onde o tempo passa lentamente e sem stress.

    Vila Baleira é o nome da principal localidade da Ilha. Virada para o mar, a Vila tem um ritmo muito próprio, convidando os visitantes a um passeio pelas suas ruelas e pracetas. Os passeios originais e as fachadas bem preservadas são algumas das atracções da Vila na qual se pode ainda visitar a Casa de Colombo, que aqui viveu durante alguns anos.

    Mapa: Porto SantoClique para ampliar(c) Todos os direitos reservadosFilipe Moreira / Semantix





















    O clima ameno todo o ano torna Porto Santo um destino apetecível tanto no Inverno como no Verão. As temperaturas nunca atingem valores demasiado baixos nos meses de Inverno, rondando a média os 21 graus centígrados, e nunca subindo demasiado durante o Verão, ocasionalmente atingindo os 26 graus. O Sol acolhedor brilha quase todo o ano e os dias de chuva são extremamente raros.

    Porto Santo é também conhecida como a 'Ilha Dourada' devido ao tom dourado das suas areias, cobrindo os 9 quilómetros da costa sul da Ilha. O azul do mar e a temperatura única das água


    Vila Baleira


    A costa norte proporciona paisagens de extrema beleza que podem ser apreciadas dos inúmeros miradouros espalhados pelas estreitas estradas que circundam as montanhas. Delas usufrui-se de vistas únicas do Oceano Atlântico em toda a sua beleza.

    Vila Baleira é o nome da principal localidade da Ilha. Virada para o mar, a Vila tem um ritmo muito próprio, convidando os visitantes a um passeio pelas suas ruelas e pracetas. Os passeios originais e as fachadas bem preservadas são algumas das atracções da Vila na qual se pode ainda visitar a Casa de Colombo, que aqui viveu durante alguns anos.


    Na ilha existem vários bares e restaurantes que contribuem para a sua animação nocturna. A gastronomia local é um ponto forte do Porto Santo que oferece aos seus visitantes uma variada gama de restaurantes com especialidades regionais, tanto na vila como ao longo da costa ou na montanha.


    DESPORTO & AVENTURA

    A ilha do Porto Santo tem mais para oferecer e apreciar do que o sol, a praia e as lindíssimas paisagens. Um destino perfeito para férias desportivas ou de turismo activo, esta pequena ilha oferece aos seus visitantes um leque pouco usual de facilidades,  num espaço tão reduzido, para aqueles que pretendam jogar golfe, praticar equitação, jogar ténis, praticar mergulho, fazer caminhadas, percorrer os trilhos da montanha em bicicleta, entre outros mais.

    www.vilabaleira.com


    Igreja Matriz de Vila Baleira





    Nossa Senhora da Conceição, a Igreja Matriz de Vila Baleira da ilha do Porto Santo é um templo católico que foi instituído no longínquo ano de 1430. Foi elevada a igreja paroquial em 1500 e, em 1566, foi pilhada e destruída quase por completo por corsários franceses.

    A Matriz da capital do Porto Santo é uma igreja que passou por diversas fases construtivas, sendo quase totalmente reconstruída a partir de 1667. O seu exterior é modesto, composto por dois corpos rectangulares de diferentes dimensões, correspondendo o maior ao corpo da igreja e o de menores proporções à capela-mor. Destaca-se a torre sineira, marcada por cunhais de cantaria negra rematados por pináculos e cobertura piramidal truncada, encimada por catavento de ferro. A linha da cimalha é interrompida por quatro relógios.

    O interior, amplo, de nave única e coberta por tecto de madeira, possui ainda vestígios da construção inicial do século XV: trata-se da denominada Capela da Morgada, espaço contendo ainda alguns elementos arquitectónicos do gótico quatrocentista.

    A capela-mor é coberta por um tecto curvo em madeira, apresentando pinturas rocaille policromadas de motivos geometrizantes, fitomórficos e rótulos, sobre fundo branco. Preenchendo o fundo da ousia está um retábulo e altar-mor de talha pintada a branco e dourado, estrutura rocaille do último quartel do século XVIII. No centro do camarim expõe-se uma pintura com o episódio do Noli me Tangere, que narra o aparecimento de Cristo a Maria Madalena.








    Onde dormir (Porto Santo)
    8 unidades de alojamento (pousadas, hotéis, pensões, residenciais, motéis, apartotéis, apartamentos, aldeamentos, turismo rural e casas particulares)
    Muitas das unidades listadas no Viajar * Clix oferecem reservas electrónicas, descontos exclusivos para a internet, preços especiais para empresas, militares e turistas idosos, entre outras promoções.
     
    Como chegar (Porto Santo)
    5 mapas detalhados
    Onde comer (Porto Santo)
    3 restaurantes
    Novidades de interesse turístico (Porto Santo)
    1 notícias para o ajudarem a programar a sua visita
     
    Outros sítios (Porto Santo)
    4 ligações para outras páginas

    http://viajar.clix.pt/fotos.php?id=666&lg=pt


    Imagens



    Vila Baleira


    Vila Baleira

    Pico do Castelo




    Vila Baleira

    Ancoradouro


    Vila Baleira


    Vila Baleira


    http://cidades.home.sapo.pt/madeira/vila_baleira/vila_baleira9.html