Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

descobrelc

descobrelc

  • Cultura   Música   Lisboa    Porto   Grátis   Agenda  Setembro

  • Visita a serra da estrela


    Serra da Estrela

    A Serra da Estrela é a maior elevação de Portugal Continental, e a segunda maior em território da República Portuguesa (apenas o Pico, nos Açores, a supera). Tem 1993 metros de altitude.

    Nos Vales do Alvoco e Loriga, na encosta sudoeste da Estrela encontramos uma paisagem de vales encaixados numa zona de contacto entre xisto e granito. O clima mais ameno devido a sua exposição solar, permitiu ao homem serrano construir um admirável conjunto de terraços, permitindo a agricultura em terreno de grande desnível.

    O ponto mais alto, a Torre, situa-se no concelho de Seia, distrito da Guarda. No concelho vizinho da Covilhã, distrito de Castelo Branco, mais precisamente na freguesia de Cortes do Meio, está situada a única estância de esqui de Portugal, Penhas da Saúde, situada acima dos 1500 metros de altitude. As temperaturas mais baixas de Portugal são registradas no cume da Serra, com mínimas que já atingiram a marca de -20°C no Inverno.

    Na Serra da Estrela podemos encontrar o cão Serra da Estrela e o Queijo da Serra.

                                                 

    http://serrasdeportugal.com.sapo.pt/serra_da_estrela.htm

    Locais de interesse


    LAPA.jpgLapa dos Dinheiros - Aldeia de montanha
    A aldeia, situada no alto de um morro sobranceiro ao rio Alva, é habitada por gentes que mantêm uma forte ligação à montanha.   
     

    sortelha1.jpgSORTELHA - anel de pedra
    Vila fronteiriça de fundação medieval, com foral concedido em 1228, Sortelha só perderá este estatuto concelhio com a reorganização administrativa feita pelo estado liberal no séc. XIX.   
     

    fragao.jpgO Miradouro do Fragão do Corvo
    Percorri o caminho sinuoso com o olhar atento às minudências da flora da Serra da Estrela, na esperança de descobrir a tal planta de cinco pétalas que simboliza hoje a cidade de Seia.   
     



    Percursos 

    pedestres1.jpgPercursos pedestres na Serra da Estrela
    A região da Serra da Estrela é hoje uma referência incontornável no turismo de natureza e de culturas nacionais.







    Turismo cultural 




    castelo_castrodrigoicon.jpgCastelo de Castelo Rodrigo
    O assento primitivo desta fortaleza ficaría, supostamente, no cume da serra da Marofa e é de presumir que à chegada dos romanos constituísse um oppidum lusitano defendido por um poderoso castro com cidadela e muralhas torreadas. 


    Turismo ambiental  


    floraicon.jpgFauna e Flora da Serra da Estrela
    A Serra da Estrela apresenta-se como ponto de confluência de climas com características marcadamente diferentes. Assim, enquanto a Sul se faz sentir ainda uma forte influência mediterrânea, a Leste a Norte é a rudeza do clima continental que impera.  



    http://www.portalserradaestrela.com















    Queijo da Serra


    E
    ste queijo é cartão de visita da Serra da Estrela. Já ultrapassou fronteiras e É um queijo com história.

    A área geográfica de produção contempla os concelhos de Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Manteigas, Oliveira do Hospital, Seia e algumas freguesias dos concelhos da Covilhã, Guarda e Trancoso.

    Columela, oficial do exército romano e nascido na Península Ibérica há cerca de 2 000 anos, descreve o fabrico deste queijo naquele que foi o primeiro tratado de agricultura conhecido e conforme referência no "Manual do Criador", Ano I, n.º 13, de Março de 1986. Na Idade Média, coube a Gil Vicente render-lhe homenagem. Mas os primeiros grandes trabalhos de investigação sobre o queijo da Serra da Estrela só começaram nos finais do Século XIX com Ferreira Lapa, Wenceslau da Silva e tantos outros.

    Trata-se de um queijo produzido exclusivamente com leite de ovelha da raça Bordaleira, coalhado pela flor do cardo Cinara cardunculus L., planta espontânea característica da nossa Região que tem como finalidade coalhar a massa que dará origem ao Queijo da Serra. A coalha é posta no cincho, pressionada manualmente até esgotar todo o soro e maturada, durante nunca menos de trinta dias, em câmaras de cura com controlo de humidade e temperatura. Apresenta-se com a forma de cilindro baixo, abaulado lateralmente e na face superior, portanto sem bordos definidos [...].




    Serra da Estrela - Espectaculo


    Covilhã


    Visita a serra da estrela