Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

descobrelc

descobrelc

  • Cultura   Música   Lisboa    Porto   Grátis   Agenda  Setembro

  • Praia da Ursa um paraíso para descobrir.

     

    A praia da Ursa, situada no Parque Natural de Sintra-Cascais, é acessível a partir da N 247, seguindo-se pela N 247-4 no sentido do Cabo da Roca, a ponta mais ocidental do continente europeu. O estacionamento pode fazer-se no terreno junto à placa que indica "URSA", ou mais à frente para quem possuir veículo TT. A descida até à praia é longa e um pouco difícil, mas recompensada pela beleza natural deslumbrante e selvagem da «Ursa». Calcule cerca de uma hora para a descida e leve roupa e calçado confortável. 
    A praia deve o seu nome à pedra enorme em forma de ursa, lado a lado com outra formação rochosa de nome Gigante. Com cerca de 50 metros de extensão, esta é uma praia muito bonita, mas que fica com pouco espaço na maré alta. Durante a maré baixa, é possível explorar as enseadas da Palaia, a Sul, frequentadas por apanhadores de percebes e, a norte, o Pesqueiro do Abrigo. 
    Devido às dificuldades de acesso, esta praia é muito procurada por nudistas.

     

    A praia da Ursa já tem um areal e como é relativamente conhecida e bonita, não é raro encontramos outros visitantes, especialmente nos meses mais quentes. É uma praia muito fotogénica que vale a pena explorar quer a norte, onde existe uma invulgar inclusão de calcário na encosta granítica, um arco na Pedra da Ursa, muitos calhaus e até uma pequena gruta, quer a sul, onde também existe uma zona rochosa muito interessante com poças de água na maré baixa. Aí na parte sul da praia, onde a areia acaba, existe um carreiro que sobe ao longo do vale na falésia e se pode fazer em cerca de vinte minutos, levando-nos de volta.

    Contudo, já não será possível contemplar todo o esplendor da “Pedra da Ursa”. No passado dia 23 de Abril de 2011, parte desta rocha desmoronou-se. Com a queda das rochas, a zona à esquerda da antiga escada de corda ficou danificada pelo que se aconselha alguma prudência durante a visita à praia. 

     

     

     

    http://mynakation.wordpress.com/

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    links: http://www.guiadacidade.pt/pt/poi-praia-da-ursa-12349

     

             http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=10&cid=39671&bl=1&section=2