Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

descobrelc

descobrelc

  • Cultura   Música   Lisboa    Porto   Grátis   Agenda  Setembro

  • A natureza em estado puro- Portugal Faial

     

    Vista aérea da ilha

     

     

    O Parque Natural do Faial, que engloba cerca de 17 por cento da área total daquela ilha açoriana, acaba de ser distinguido como Destino Europeu de Excelência (EDEN) pela Comissão Europeia. Uma escolha merecida, pois as 13 áreas protegidas que o constituem são, na verdade, exemplos únicos de património natural bem preservado e com uma biodiversidade única.

    Imperdível numa visita à ilha é, naturalmente, a Ponta dos Capelinhos, que, devido à erupção do vulcão homónimo, entre setembro de 1957 e outubro de 1958, oferece uma paisagem em estado quase virgem, agreste, feita de lava e pedra, que lhe confere um aspeto lunar que atualmente em território português só ali se pode observar. Isto porque apesar de na região dos Açores ainda haver atividade vulcânica, a erupção mais recente, entre 1998 e 2000, foi no mar, ao largo do vulcão da Serreta.

     

     

    Num enorme contraste com a ponta dos Capelinhos, o resto do território faialense é fértil e verdejante, em grande parte devido ao contacto do solo com as rochas vulcânicas, cuja composição química é rica em minerais

    Ler mais: http://aeiou.caras.pt/lifestyle/lifestyle_viagens/2011/11/04/portugal-faial#ixzz1cqC6uv00

     

     

    O vulcão dos Capelinhos

     

     

    A Levada tem uma extensão de cerca de 3km