Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

descobrelc

descobrelc

  • Cultura   Música   Lisboa    Porto   Grátis   Agenda  Setembro

  • A barragem de Castelo do Bode

     
     

     

     

    A barragem de Castelo do Bode é uma das mais importante barragens portuguesas. Faz parte do conjunto de barragens da bacia do rio Zêzere, em Portugal, tendo a montante a barragem da Bouçã. Situa-se nos limites dos concelhos de Tomar e Abrantes no distrito de Santarém. É uma das mais altas construções de Portugal.

    A barragem de Castelo de Bode é utilizada para abastecimento de água, designadamente a Lisboa, produção de energia eléctrica, defesa contras as cheia e actividades recreativas. É utilizada pelos adeptos de desportos como o windsurf, vela, remo, motonáutica e jet ski, bem da pesca desportiva (truta, achigã, enguias e lagostim vermelho).


    http://pt.wikipedia.org/wiki/Barragem_de_Castelo_de_Bode

     

       
     
     
     
         
     
    RESTAURANTES
    Restaurante Indiano Calça Perra Taj
    Restaurante A Bela Vista
    Restaurante O Picadeiro
     
         
     
         
     
    ALOJAMENTO
    Parque de Campismo do Redondo
    Paraíso Azul
    Quinta de São José dos Montes
     
         
     
         
     
    NATUREZA
    Miradouro do Santuário de Nossa Senhora da Piedade
    Barragem de Castelo de Bode
    Parque do Açude de Pedra

    http://www.lifecooler.pt/edicoes/lifecooler/ch_desenvReg.asp?reg=352747

     

     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
    O parque goza ainda de uma zona fluvial para banhos e excelentes mergulhos. Este é sem dúvida um parque a ter em conta para quem gosta de aproveitar os dias quentes de Verão fora da confusão e calor das praias do Algarve, e na falta de mar, a barragem serve perfeitamente, quer para o belo do mergulho quer para a prática de muitas actividades náuticas ali praticadas.
     
    A Albufeira do Castelo do Bode é a maior bacia hidrográfica do país. A sua envolvência natural de rara beleza é um misto de calma e de puro divertimento consoante as aptidões e desejos de cada um.
     
    Seja pura e simplesmente para relaxar, seja para passeios campestres ou para a prática do Mergulho, o Windsurf ou o Ski Aquático, a Albufeira do Castelo do Bode tem muitas opções para lhe oferecer.
    A permanência nesta zona fica garantida pela existência de alojamento variado que agrada a todos: se for amante do campismo encontra aqui um local onde poderá permanecer em segurança e com todas as condições de conforto e higiene indispensáveis; se preferir a comodidade do seu lar, encontrará na Estalagem do Empreendimento Turístico Vale Manso o seu local de eleição.

    Beleza natural
    Zona turística por excelência, Castelo de Bode é a maior bacia hidrográfica do país. O verde da sua imensa mata de pinhal e o azul das águas da sua albufeira, salpicada por pequenas ilhas, fazem de Castelo de Bode um local de rara beleza. As paisagens que se avistam das margens da barragem, especialmente em frente à ilha do Lombo, são paradisíacas.
     
    Como chegar
    De automóvel. Partindo de Lisboa vá pela A-1 até encontrar o desvio para o IP6 - em direcção a Torres Novas; depois é só seguir as indicações em direcção a Tomar. Para quem vem do Porto, segue também pela A-1, saindo para o IP6, em direcção a Torres Novas, fazendo de forma idêntica o restante percurso.