Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

descobrelc

descobrelc

Parque Natural da Arrábida - Um património a preservar

 

O Parque Natural da Arrábida é uma reserva biogenética situada na Serra da Arrábida, no distrito de Setúbal, em Portugal.

 

 

 

 

O Parque Natural da Arrábida, fundado em 1976, com uma área aproximada de 10 800 hectares, protegendo a vegetação maquis de tipo mediterrânico nascida deste microclima com semelhanças a regiões Adriáticas, como a Dalmácia. A fauna é bastante diversificada, apesar de ter sofrido grandes alterações desde o século XIX. Até ao início do século XX era ainda possível observar lobos, javalis e veados. O Parque natural está integrado em redes internacionais de conservação. Todo o seu território está classificado como Sítio de Especial Interesse para a Conservação da Natureza - Biótopo CORINE. Inclui várias áreas de Reserva Integral, como a Mata do Solitário, Mata do Vidal e Mata Coberta.

 

Fauna

A Serra da Arrábida é o único ponto da costa portuguesa onde nidifica a rara Águia de Bonelli

 

 

 

Estão registadas no Parque Natural da Arrábida um número considerável de espécies, num total de 213 de vertebrados: 8 anfíbios, 16 répteis, 154 aves e 35 mamíferos.

 

 

A Originalidade da paisagem deve-se não só às suas características naturais mas também à remota humanização destes espaços, que de uma maneira geral se foi desenvolvendo em harmonia com o ambiente natural. O conjunto de acidentes de relevo que constituem a cadeia Arrábida, inclui elevações como as Serras de S.Luís, Gaiteiros, S.Francisco e Louro, atingindo o mais elevado expoente com a Serra da Arrábida, de constituição calcária, local onde se verifica o contacto com o mar.
O Parque Natural da Arrábida foi criado pela urgência de preservação de valores naturais, históricos e económicos, apresentando-se como uma área de revitalização dos espaços rurais e actividades tradicionais, onde o fabrico do queijo de Azeitão e vinhos de mesa, são mostras da perfeita integração no meio e da vida comunitária da população. Igualmente os valores históricos, como o Convento da Arrábida, incluem o elemento humano no ambiente valorizando um contacto consciente e equilibrado do Homem com a paisagem.

 

 

Como chegar

 

O Parque Natural da Arrábida dista cerca de 50 km do aeroporto de Lisboa e está servido por uma boa rede de acessos viários, ligando-o ao Norte e Sul do país, assim como a Espanha.

Distâncias
Lisboa – Setúbal: 50 km
Porto – Setúbal: 351 km
Faro – Setúbal: 245 km

Sede
Pr. da República
2900-587 SETÚBAL

 

 

saber mais

 

 

Lazer

 

Percursos

Os percursos pedestres no Parque Natural da Arrábida foram reformulados e resinalizados (assim como, naturalmente, o guia de percursos). No entanto, existem percursos assinalados no campo.


Observação de aves

Qualquer pessoa pode praticar observação de aves. Tudo o que é necessário é um par de binóculos e um bom guia de campo para ajudar a identificar as diferentes espécies de aves que aparecem no Parque Natural da Arrábida. 


Visitas guiadas

Os guardas e vigilantes do Parque conduzem visitas de estudo pelo Parque durante todo o ano. São aceites marcações apenas de grupos escolares ou universitários. Estas visitas são pagas. Para marcações, contacte a Sede do Parque Natural.


No entanto, existem várias associações e empresas que organizam passeios e actividades no Parque. 

Mais informações : http://www.azeitao.net/arrabida/pna/

 

Fotos

http://www.wandeleninportugal.info/images/k_arrabida_middel.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

Videos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Links

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Natural_da_Arr%C3%A1bida

 

http://www.azeitao.net/arrabida/pna/

 

http://www.setubalnarede.pt/content/index.php?action=detailFo&rec=1230


http://www.associacaomundodacorrida.com/PR14_Arrabida.htm

 

 

O Parque Natural da Arrábida é uma reserva biogenética situada na Serra da Arrábida, no distrito de Setúbal, em Portugal.

1 comentário

Comentar post