Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

descobrelc

descobrelc

Viseu - O coração da Beira Alta

 

 

 Viseu

 

Viseu é uma cidade portuguesa[1], capital do Distrito de Viseu, na região Centro e subregião de Dão-Lafões, com 47 250 habitantes[2] (68.000 no perímetro urbano).[carece de fontes?]

É sede de um município com 507,10 km² de área[3], com 34 freguesias e 98 167 habitantes segundo os últimos dados do INE de 2006. O município é limitado a norte pelo município de Castro Daire, a nordeste por Vila Nova de Paiva, a leste por Sátão e Penalva do Castelo, a sueste por Mangualde e Nelas, a sul por Carregal do Sal, a sudoeste por Tondela, a oeste por Vouzela e a noroeste por São Pedro do Sul.

Para além de sede de distrito e de concelho, Viseu é igualmente sede de Diocese e de Comarca. Alberga inúmeros serviços estatais.

Segundo um estudo da DECO de 2007, Viseu é a melhor cidade, entre as 76 do estudo, para se viver em Portugal[4].

 

INFORMAÇÃO GERAL

 

Viseu tem sido apropriadamente chamada "Cidade do Verde Pinho", pois está rodeada de imensos pinheirais que parecem exercer a sua influência tranquila sobre a simpática e animada capital de distrito.

Foi berço de um dos maiores artistas portugueses do século XVI: Grão Vasco (1475-1540), que dá hoje nome a um museu, um hotel e até uma marca de vinho. O museu, instalado no antigo paço episcopal, exibe algumas das suas obras-primas e quadros de outros pintores da época da escola de Viseu.

Os visitantes podem ainda admirar a Porta do Soar de Cima, aberta na cerca afonsina do século XV, a graciosa fachada em estilo rococó da Igreja da Misericórdia, ou a catedral do século XVII, com as suas torres gémeas.

A encantadora cidade antiga exibe um labirinto de ruelas onde ainda se podem descobrir janelas manuelinas, velhas oficinas de latoeiros e curiosas lojinhas baixas.

Todas as terças-feiras, a cidade fervilha com o mercado, mas em Setembro a feira prolonga-se por todo o mês e atrai milhares de visitantes.

Através do concelho, inúmeras aldeias pitorescas ainda conservam as suas casas com as características varandas em madeira, e belos solares erguem-se nas quintas.

O artesanato inclui cestaria de verga e vime e renda de bilros.

Viseu é conhecida pelos seus óptimos restaurantes, onde pratos tradicionais portugueses são servidos em grande variedade e abundância.

Capital de Distrito, situada em plena Beira Alta, teve a sua origem numa povoação situada no cimo do monte onde se situa a Sé. Já durante a ocupação romana era a capital de um grande território.

Viseu é o centro de amplo planalto entre o Caramulo e a Estrela, a Estrela que o distrito não atinge, cortado no Mondego. Saudável clima onde chegam os ares do mar para povoarem tudo de pinheiros. Há milho e centeio, pomares de macieiras, vinhos do Dão, macios e apalhetados, laranjais em Besteiros. Há mil aldeias quase todas à sombra de um campanário. Foram terras de fidalgos antigos que deixaram, quase sempre, os palácios abandonados.

Localização

GEOGRAFIA

O Distrito de Viseu situa-se na Região Centro/Norte de Portugal, a sul do Rio Douro entre os Distritos da Guarda a oriente, Aveiro a ocidente e Coimbra a sul. Com 5.007 Km2 de superfície, abrange 24 concelhos e, tomando como referência a Sé de Viseu, compreende as seguintes coordenadas geográficas: latitude 40º 39' 40" N, longitude 07º 54' 42" W, altitude 450 metros.

A parte norte e nordeste é atravessada pelas serras da Lapa, Leomil e Montemuro para Norte das quais se estende a bacia hidrográfica do rio Douro e seus afluentes. A área ocidental do distrito é dividida pelo rio Vouga, sobressaindo a norte as serras de S. Macário, Arada e Gralheira e a sul as serras das Talhada e Caramulo. A sul e sudeste localiza-se a bacia do rio Mondego e a do seu afluente rio Dão.

 

 

Museus

TURISMO

Os seus monumentos o obras de arte são do maior interesse para o visitante. O Museu Grão Vasco, a Casa-Museu Almeida Moreira, a Sé Catedral, as suas variadíssimas e lindas igrejas, os seus palácios, magníficos exemplares da construção dos séculos XVI a XVIII e a Cava de Viriato, importante intricheiramento militar Romano, são visitas que se recomendam. ...

 

 


Ver artigo principal: Museu Grão Vasco

As pinturas de Vasco Fernandes e de outros artistas da escola de Viseu, são apreciadas pelo seu naturalismo e pelas paisagens de fundo. O tratamento da luz revela uma influência flamenga. No terceiro piso do museu são exibidas as obras-primas que outrora adornavam um retábulo da catedral.

 

Casa Museu Almeida Moreira
Ver artigo principal: Casa Museu Almeida Moreira

O museu está instalado na casa que foi residência do capitão Francisco António de Almeida Moreira, a qual, com o recheio constituído por biblioteca e peças várias, pinturas, mobiliário, porcelanas e escultura, doou para museu-biblioteca patente ao público.

 


 

 Locais de Interesse Turístico

 

Centro Histórico

 

Viseu

 

Gastronomia

 

Rica e variada, a gastronomia tradicional desta região é um dos seus principais atractivos.
Os sabores da Sopa da Beira ou do Caldo Verde, das Migas à Lagareiro, do Arroz de Carqueja, do Rancho à Moda de Viseu, da Vitela Assada à Moda de Lafões, do Bacalhau ou do Polvo Assados à Lagareiro, do Cabrito Assado, do Arroz de Lampreia, das Trutas do Paiva, do Arroz de Pato, do Presunto, dos Enchidos (morcela, chouriça, farinheira)... fazem a delícia dos apreciadores.

As variedades de Pão:  pão de mistura, de centeio, brôa de milho acompanham a refeição ou o Queijo da Serra.
Com base em receitas antigas, o doce pode ser Leite Creme ou Arroz Doce à Moda da Aldeia, Pudim de Requeijão ou de Pão, Papas de Milho, ou uma variedade de bolinhos e pastéis tradicionais “de comer e chorar por mais”: Pastéis de Vouzela, Castanhas de Ovos de Viseu, Pastéis de Feijão do Patronato de Mangualde, Caçoilinhos do Vouga, Beijinhos, Cavacas...

 

 

  PRODUTOS REGIONAIS, VINHOS, RECEITAS

 

 

Vida Nocturna

 

 

Mobilidade / Transportes

 

Alojamento

 

 

 

Fotos:

 

Viseu Shopping Mall


Viseu Shopping Mall

 

http://paradadegonta.blogs.sapo.pt/arquivo/Jardim%20Tomas%20Ribeiro.Viseu.%20Egreja%20Terceiros%20e%20Tribunal.jpg

 

Jardim Tomas Ribeiro.Viseu. Egreja Terceiros e Tribunal

 

 

 

links:

 

http://www.cm-viseu.pt

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Viseu

 

http://www.viseu.tv/

 

http://www.cidadeviseu.com/

 

http://fotosviseu.blogspot.com/

 

http://www.diarioviseu.pt/

 

 

http://maps.google.com/

 

 

http://cidades.home.sapo.pt/beira_alta/viseu/