Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

descobrelc

descobrelc

  • Cultura   Música   Lisboa    Porto   Grátis   Agenda  Setembro

  • CALENDÁRIO 2008 Um ano em cheio!


    Um ano em cheio!
    Feriados, pontes e fins de semana prolongados - comece já a planear os melhores momentos de 2008.
     
       
    O ano de 2008 apresenta-se recheado de feriados, fins-de-semana grandes e pontes. São muitas as hipóteses que se oferecem de escapadas e escapadinhas, para além dos tradicionais dias comemorativos a que é preciso estar a atento. Para o ajudar a planear o seu ano de lazer, consulte aqui o Calendário da Boa Vida.
       
    Janeiro é um mês árido mas depois o folguedo começa logo no início de Fevereiro com o Carnaval (5) que este ano calha cedo. É a primeira ponte possível do ano e pode aproveitar para passar uns dias numa das localidades que organizam as maiores festas de Entrudo. Na semana seguinte não há feriados mas muitos sentir-se-ão tentados a partir de fim-de-semana logo na quinta-feira, Dia dos Namorados (14). Porque não começar a procurar um hotel de charme para a ocasião?
       

    Março arranca bem, a um sábado, e logo a dia 8 (Dia da Mulher) não se esqueça das mulheres da sua vida. Flores, chocolates, massagens, nada é demais para elas neste dia que lhe é dedicado. A 19, eles também têm direito a um ou outro mimo mas só se forem pais (Dia do Pai). Logo a seguir, a chegada da Primavera (21) coincide com o primeiro fim-de-semana grande do ano, graças à Páscoa e à sexta-feira santa (23). É uma boa altura para passeios de descoberta.

       
    Abril vai correr sem novidade quase até ao final mas eis que dia 25, Dia da Liberdade, calha a uma sexta e aí o temos, limpinho, o segundo fim-de-semana grande do ano. Se não chover muito, é excelente para passeios na Natureza ou para descobrir aldeias com tradição
       
    Maio é o que se chama um mês em beleza pois traz consigo a segunda e terceira pontes do ano. Uma, logo no início, no dia 1 (Dia do Trabalhador) que calha a uma quinta-feira, e a outra a 22, igualmente uma quinta (Corpo de Deus). A meio ainda tem, não mais feriados (era o que faltava...) mas o pretexto para combinar um programa em família (Dia da Família, 15). Hotéis para pais e filhosmuseus temáticos podem ser boas sugestões.
       
    Junho, mês das festas por excelência, arranca com o Dia da Criança (1) e pouco depois tem a quarta ponte do ano com o Dia de Portugal (10) a calhar a uma terça-feira. Se trabalha em Lisboa, a semana é em cheio por conta do Santo António (13) que bate numa sexta, o que dá direito ao terceiro fim-de-semana grande do ano. Ou, para quem puder “colar”, umas super mini-férias de início de Verão. Praias, piscinas, restaurantes com esplanada... é tudo o que vai apetecer. No Porto também não estamos mal pois o S. João (24) é uma terça-feira. As localidades que comemoram o S. Pedro (29) é que saem a perder pois trata-se de um domingo...
       
    Julho é mês de férias e não tem feriados. A assinalar apenas o Dia dos Avós (26) de comemoração recente entre nós. Óptimo pretexto para deixar os miúdos com os avós e conseguir algum tempo de férias a dois.  Em Agosto está o país parado e o Dia da Assunção de Nossa Senhora (15) a uma sexta também vai ajudar ao ripanço. Se as praias transbordam e não há maneira de encontrar uma só para si, que tal procurar um refúgio no campo?

       
    Setembro não poupa ninguém no regresso ao trabalho. Nem um dia de descanso para amostra, apenas se comemora, a 27, o Dia Mundial do Turismo. Outubro também não traz boas notícias já que a Implantação da República (5) calha a um domingo. Novembro vai pelo mesmo (mau) caminho arrancando com o Dia de Todos os Santos (1) a um sábado. É não há nada para ninguém, excepto talvez castanhas e água pé pelo S. Martinho (11).
       
    Por fim, Dezembro recupera o bom nome do ano. A Restauração da Independência (1), a uma segunda-feira, dá-nos o quarto fim-de-semana grande, o dia de Nossa Senhora da Conceição (8) traz o quinto e o Natal calha a uma quinta-feira, mesmo a jeito de proporcionar a última ponte do ano.



    Bom Ano e bons passeios!

    FERIADOS

    1 Janeiro Ano Novo
    5 Fevereiro Carnaval
    21 Março Sexta-feira Santa
    23 Março Páscoa
    1 Maio Dia do Trabalhador
    22 Maio Corpo de Deus
    10 Junho Dia de Portugal
    13 Junho Dia de Santo António
    24 Junho Dia de S. João
    29 Junho Dia de S. Pedro
    15 Agosto Assunção de Nossa Senhora
    5 Outubro Implantação da República
    1 Novembro Dia de Todos os Santos
    1 Dezembro Restauração da Independência
    8 Dezembro Nossa Senhora da Conceição
    25 Dezembro Natal

    COMEMORAÇÕES

    14 Fevereiro Dia dos Namorados
    8 Março Dia da Mulher
    19 Março Dia do Pai
    4 Maio Dia da Mãe
    15 Maio Dia da Família
    1 Junho Dia da Criança
    26 Julho Dia dos Avós
    27 Setembro Dia Mundial do Turismo
    11 Novembro Dia de S. Martinho

    http://www.lifecooler.iol.pt