Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

descobrelc

descobrelc

Descobre Vale do Douro a obra-prima da natureza

 

http://www.diariodetrasosmontes.com/images/noticias/dourovistas.jpg

 

Vale do Douro representa a Região do Douro no concurso das Sete maravilhas de Portugal.

 

O Vale do Douro, compreendido entre Barqueiros e a fronteira espanhola, é uma aventura de três séculos de trabalho e paixão pela terra.

A região estende-se por 250 000 ha, mas a vinha ocupa 40 000 ha nas bacias profundas encaixadas do Douro e seus afluentes: o Corgo, o Torto, O Pinhão, o Tua, o Côa, entre outros. O todo esta dividido em três sub-regiões – o Baixo Corgo a oeste, no centro o Cima-Corgo e a leste o Douro Superior – com variadas expressões mesoclimáticas, mas sempre com invernos frios e verões quentes e secos.

 

 

 

Séculos de labuta, fadiga e suor humano, desventraram a terra, removeram o xisto maciço, moldaram os muros e patamares de socalcos para arrimar as videiras, erguendo esta obra colossal, que Marquês de Pombal recompensaria, no século XVIII, com o título de primeira Região Demarcada do mundo.

 

 

A arte e os segredos de fazer o vinho passaram de pais para filhos e a fama do Vinho do Porto atravessou fronteiras. Fez as delícias dos ingleses, que desde o século XVII, o importavam desde a cidade do Porto para onde seguia em pipas, rio abaixo, nos barcos rabelos, o mesmo rio que viu crescer nas suas encostas, vilas e cidades e prosperarem solares, quintas majestosas, hotéis e unidades de turismo rural.

 

 

O Vale do Douro conta já com um forte reconhecimento nacional e internacional, tendo sido classificado como Património Mundial pela UNESCO, em 2001.

 

O ano passado foi considerada uma das 77 maravilhas naturais do mundo e a National Geographic Society considerou o vale como o 7.º melhor destino europeu para turismo sustentável e o 16.º a nível mundial, entre 133 candidatos. A mesma sociedade atribuiu ao Douro 76 pontos num total de 85 (valor obtido pelos fiordes noruegueses), classificando-a à frente da Toscânia, na Itália, e do centro histórico de Salzburgo, na Áustria.

 

Onde dormir :CLIQUE AQUI

 

8 unidades de alojamento (pousadas, hotéis, pensões, residenciais, motéis, apartotéis, apartamentos, aldeamentos, turismo rural e casas particulares)

 

Onde comer (Alijó) CLIQUE AQUI

 

Como chegar CLIQUE AQUI

 

 

Vale do Douro / Douro Valley (Fonte/font: http://www.nobhill.com.br/admin/repositorio/douro.jpg)

 

 

Barca D'alva.jpg

 

 

http://portocidade.info/Imagens/Roteiro/cruzeiro_douro.gif

 

 

O barco que sobe o Douro leva turistas e passa pela célebre quinta do Vale Meão, mandada plantar pela D. Antónia Ferreirinha  e que dá o melhor vinho do Mundo denominado Barca Velha.

Dizia-se que a D. Antónia era tão "aproveitada" que só dos bagos fez 500 almudes de vinho. (do cango é que não fazia, de certeza).

http://valdanta.blogs.sapo.pt/79906.html

 

 

 

links:

 

http://www.averdade.com

 

http://douro-turismo.pt/

 

http://www.portoturismo.pt

 

http://www.douronet.pt

 

http://www.amvdn.pt

 

http://viajar.clix.pt/fotos.php?id=886&lg=pt

Ganha um carregamento grátis para o teu telemóvel !